Em até três meses, deve ser iniciada a recuperação da ponte que dá acesso à chamada Cidade dos Meninos (onde fica o Hotel Fazenda Pampas), na divisa entre o Bairro Camobi e o distrito de Arroio Grande. A estrutura de madeira, que fica na Rua Angelin Bortoluzzi, além de contabilizar um histórico de precarização, já caiu, pelo menos, duas vezes.
A última delas foi em 2015 quando um caminhão carregado de brita tombou. Antes, em 2007, outro caminhão também sofreu com a falta de uma estrutura mais sólida no local e acabou caindo.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Em maio do ano passado, a prefeitura anunciou o começo das obras. À época foi, inclusive, assinada a ordem de serviço para o começo dos trabalhos com uma construtora de fora da cidade para a realização da obra, que previa uma estrutura de concreto armado e pré-moldado a um custo de R$ 391,6 mil.
Esse recurso havia sido liberado, em 2015, pelo governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. A verba observava um decreto - emitido pela prefeitura - em função dos temporais que atingiram o município naquele ano. Porém, o recurso, por uma série de motivos, estava emperrado, justificou a prefeitura, no ano passado.
Mesmo assim, com o dinheiro em caixa, isso não foi suficiente para viabilizar a obra. Ainda que a prefeitura tenha realizado licitação, a empresa contratada não executou a obra. Ao longo de todo o ano, ela apresentou uma série de justificativas e alegações, entre elas questões técnicas e insuficiência financeira para assumir o compromisso.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo, explica que, com a negativa e as dificuldades encontradas pela construtora, decidiu-se por convocar a segunda colocada. A demora, enfatiza o secretário, observa a necessidade de cumprimento de todas as fases de encerramento que exige um processo legal e com o amparo da Procuradoria Jurídica do município.
Uma vez iniciada, a Benefatto Pré-Fabricados Ltda., de Santa Catarina, terá até três meses para concluir a ponte. O atual valor para a realização da obra é de R$ 430,3 mil, conforme informações publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Após a assinatura do contrato, é emitida a ordem de serviço e, por fim, as atividades devem ser iniciadas em até cinco dias úteis.